Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > Semana da Física
Início do conteúdo da página

Semana da Física

Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2021, 12h33 | Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2022, 14h19

Índice de Artigos

O Campus Cariacica vai promover nos dias 27, 28 e 29 de setembro, a I Semana de Física, em comemoração aos 11 anos do Curso de Licenciatura em Física no Campus. Durante do evento, ocorrerão palestras, apresentação de trabalhos, mesas redondas e oficinas associadas à programação do VIII Epefis - Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, do VII WorkShop de Física e dos 12 anos do Grupo Astronômico Carl Sagan (Gacs).

 8 EPEFIS 7 WORKSHOP DE FISICA 10 1 ANOS DA FISICA IFES 12 ANOS DO GRUPO ASTRONOMICO CARL SAGAN Post para Instagram quadrado

 


As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de setembro, preenchendo o Formulário de inscrição, e efetuando o pagamento de R$ 15,00 (estudantes de ensino médio),  R$ 30,00 (estudantes de graduação e de mestrado) e R$ 60,00 (outros), através da plataforma Picpay (@semanafisica) ou PIX (27) 99903-0135 (Adrielly Silva - Centro Acadêmico do Curso de Física). O comprovante deve ser enviado via e-mail para  luizbuffon@gmail.com, com o título “PAGAMENTO SEMANA DA FÍSICA”


 

 Programação da Semana da Física - 11 anos da Física do Ifes Campus Cariacica

programacao semana da fisica

 

 

 Marcia Begalli

Márcia Begalli

Possui graduação em Bacharelado (1979) e em Licenciatura (1980) em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica (1982) e doutorado em Física pela Rheinisch-Westfalischen Technischen Hochschule - Aachen (1989), Alemanha. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalha com Fisica de Altas Energias, participando atualmente do experimento Dzero, no Fermilab e do experimento ATLAS, no LHC, CERN. Realiza o Masterclass-Hands on Particle Physics, em colaboração com o IPPOG e com outros organizadores brasileiros, sendo a responsável nacional em conjunto com Prof. Dr. Vitor Oguri.

lattes:  http://lattes.cnpq.br/5447016634798000

Carlos Aguiar

Carlos Eduardo Magalhães de Aguiar 

Possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Nuclear e em Ensino de Física. É torcedor do Botafogo.

lattes:  http://lattes.cnpq.br/7079680723888278

Ernani

Ernani Vassoler Rodrigues

Professor Adjunto no Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pesquisador em Educação em Ciências, Doutor em Educação (USP - Universidade de São Paulo, 2020), Mestre em Ensino de Física (UFES - Universidade Federal do espírito Santo, 2016) e licenciado em Física (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012). Fui bolsista sanduíche CAPES na Graduate School of Education da Universidade da Califórnia em Berkeley (2018 - 2019). Minhas linhas de pesquisa incluem desenvolvimento conceitual da Física no cotidiano, ciências das redes voltadas à análise de representações semânticas e sociais no estudo da complexidade das relações interpessoais na sala de aula. Tenho particular interesse pela interface Ciência e Arte na produção de cultura científica, o que me leva a investigar música, fotografia, cinema stop-motion, física da luz e das cores, divulgação da ciência, ensino não-formal da Física e produção de soluções de baixas tecnologia e custo aplicadas ao ensino da Física e à pesquisa científica.

Davi

Davi Cabral Rodrigues

É Professor no Departamento de Física da UFES desde 2010, possuiu bolsa de produtividade do CNPq desde 2017, e possuiu bolsa de produtividade da FAPES de 2013 a 2017. Fez pós-doutorados na Universidad de Santiago de Chile (Usach) (2007-2008), na PUC-Chile (2008) e na Unicamp (2009-2010). Possui Doutorado em Física pela UFRJ (2006), Mestrado e Graduação pela UFJF (2002 e 2000). Atualmente lidera e participa de vários trabalhos publicados em revistas de renome e é convidado como palestrante em diversos eventos no Brasil e no exterior, palestras tanto de natureza técnicas quanto de divulgação científica. Atua na organização das atividades do Núcleo de Astrofísica e Cosmologia da UFES (Cosmo-ufes, www.cosmo-ufes.org) e é membro de dois programas de pós-graduação do tradicional Programa em Física (PPGFis/UFES, www.fisica.ufes.br/ppgfis) e do doutorado internacional PPGCosmo/UFES (ppgcosmo.cosmo-ufes.org). Foi coordenador do PPGFis de 2017 a 2019. Áreas de interesse: astrofísica, cosmologia e gravitação, com ênfase para matéria escura, galáxias, relatividade geral e extensões de relatividade geral. Mais informações em: www.davi.cosmo-ufes.org

Geide

Geide Rosa Coelho

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor Associado da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010), membro do Laboratório de Educação em Ciências (LABEC) atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES. De 2014 a 2022 foi coordenador Adjunto do PPGEnFis-UFES. Foi professor de educação básica de nível médio - Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais (de 2001 até 2010). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ):Formação de professores, linguagem e cultura em educação em Ciências (GPFEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas : Formação inicial e continuada de Professores de Ciências, Ensino por investigação e formação de professores, práticas docentes estabelecidas no contexto escolar e não escolar, Estratégias de Ensino e aprendizagem de conceitos científicos.

 

Marcal

Marçal Evangelista Santana

Estudante de doutorado em astronomia no Observatório Nacional, trabalhando na área de Ciências Planetárias dentro do projeto IMPACTON (Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional) e com ênfase no estudo dos pequenos corpos do Sistema Solar, especialmente cometas e asteroides. Sócio da Sociedade Astronômica Brasileira- SAB. Associado ao EXOSS Citizen Science Project, Projeto de monitoramento de meteoros e notícias sobre cometas e asteroides (a partir de Agosto de 2017) Mestre em Ciências Físicas Aplicadas (2016) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Linha de Pesquisa: Física da Atmosfera. Participante do Grupo de Pesquisa Aerossóis e Modelagem e Meio Ambiente. Possui graduação em Licenciatura em física(2010) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú . Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física e Astronomia, para ensino Fundamental e Médio.

Sergio

Sérgio Mascarello Bisch (UFES)

Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), possui mestrado em Física, na área de Astrofísica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e doutorado em Educação, pela Universidade de São Paulo (1998), na área de Educação em Astronomia. Atualmente é professor associado do Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo, Diretor Técnico-Científico do Planetário de Vitória e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFES. Desenvolve projetos de extensão e pesquisa nas áreas de Educação em Astronomia, Educação Não-Formal e Formação Continuada de Professores.

 


 

O evento terá apresentação de banners. A submissão de trabalho está disponível até 25/09/2022 às 23h59. Os resumos dos trabalhos devem ser enviados para o e-mail ramon08tp@hotmail.com com o seguinte título: Banner Semana da Física.

Os trabalhos devem vir discriminados como BanENS se forem da área de Ensino de Física e BanFTE se for da área de Física Teórica ou Experimental.

Cronograma referente aos trabalhos:

Submissão: 28/07 à 25/09/2022

Parecer sobre os Resumo: Até 26/09/2022

O resumo pode ser feito através deste template. Enviar trabalhos em .pdf

Sobre os Banners:

Você pode fazer o banner da forma que achar melhor. Ele tem que vir com um cordão para pendurar. 

Segue sugestão de template para o banner

 

 

 


Docentes:

Fernando Leal

Jardel da Costa Brozeguini

Luiz Otávio Buffon

Ramon Teodoro do Prado

Wesley Spalenza

Alunos:

Adla Medeiros Rosa

Adrielly Pereira da Silva

Arthur Ferreira da Silva

Bruna Mozer Saleh Vaz

Ewellyn de Oliveira Gramlich

Felipe Tófolo de Siqueira Penha

Gabriel da Costa Galeano

Julya cevolane Vieira

Natasha Janaina de Oliveira Silva

 

 


E-mail: fisica.car@ifes.edu.br ou luizbuffon@gmail.com

Telefone: (27) 3246-1600 / (27) 988210854


 

Adla Medeiros Rosa
Adrielly a Conceição
Adrielly Pereira Da Silva
Agnaldo Bueno De Faria Filho
Alan Belmock Pedruzzi
Alana Dossi Mattos
Alerf De Paula Dornel
Aline Costalonga Gama
Alyce Rodrigues Pereira Nilo
Amanda Ferreira Costa
Ana Luiza Da Costa Thomaz
André Felipe Gagliari Santos
Angélica Brandão Rossow
Arthur Gonçalves Nichio
Arthus Da Conceição De Sousa
Bernardo Machado
Bernardo Pessin Moreira
Bernardo Vieira Coutinho
Bianca Ramos Alves
Brendon Santos De Almeida
Breno Barreto Da Silva
Breno Moreira Cardoso
Bruna Cibelli De Lima Moraes
Bruna Mozer Saleh Vaz
Brunna Engelhardt Da Silva
Bruno Steiner Simões
Camila Da Costa Nascimento
Camilly Victória Medeiros Dias
Carlos Ivan Falcão Fehlberg
Clara Casagrande Dias Batista
Cleiton Kenup Piumbini
Daniel Dos Santos Carminati
Daniel Nogueira Sena
Davi Gomes Schultz
Diego Novaes Soares
Diogo Magalhães Da Veiga Moreira
Dulcinéa Williana Oliveira De Souza
Elias Gonçalves
Emanuel Peres De Aguiar
Emmanuel Marcel Favre Nicolin
Emmanuela Melo De Andrade Sternberg
Érico Rodrigues Paganini
Ewellyn De Oliveira Gramlich
Fábio Freire Fernandes
Fernando De Souza Grott
Fernando José Lira Leal
Filipe Leoncio Braga
Gabriel Das Posses Ladislau
Gabriel Gonçalves Da Silva
Gabriel Lima Martins
Gabriel Nascimento Sarmento
Giovane Ferreira Vieira
Gustavo Arruda Verneck
Gustavo De Paula Da Silva
Hellen Kassia De Oliveira Costa
Henrique Palassi Filho
Hugo Corrêa Vasconcelos
Isabella Freitas Torezani
Isabelle Assis Lacerda
Issis Karolynny Nascimento Matos
Iury Mathias Davoli
Izabela Winnie Da Costa Thomaz
Izabelly Vieira Terra
Jardel Da Costa Brozeguini
Jennifer Carolline Duarte
João Arthur Andreatta Subtil
João Victor Meireles De Aguiar
José Bohland Filho
Josianne Catarina De Sousa Rodrigues Dos Santos
Júlia Pepino Moulin
Julya Cevolane Vieira
Kaio Victor Marroque De Jesus
Karoline Teixeira Leite
Kevin De Almeida Silva
Kim Castro Lemos Filho
Layara Carolyny De Oliveira Braum
Leila César Vargas
Leonardo De Souza Calegário
Leonardo Figueiredo Bissoli
Leonardo José Piazzarolo Dalbem
Liliane Ferreira Vieira
Lorena Pimenta Dos Santos
Lucas Lemos Coutinho
Luiz Fernando Altoè Apolinário
Luiz Otavio Buffon
Lyssa Frassi Zerbone
Maissi Gonçalves Da Silva
Manuela Perini Faccin
Marcelo Miranda Velten
Maria Alice Ribeiro Dias
Maria Eduarda Da Costa Oliveira Braga
Maria Eduarda Silva Nossa Franco
Maria Eduarda Vargas Galvão
Maria Luiza Lucas Gadioli
Maria Vilma Romano Maestri De Almada
Marilia Fernandes Silva
Mariluza Satori Deorce
Mário Horta Tristão
Marison Pandolfi Da Silva
Mateus Cristian Schaeffer
Matheus Borges Ferreira
Matheus Braga Pereira
Matheus Dutra Ferreira
Matheus Leone Evangelista Vargas
Maurício Matos Bomfim
Maurilio Messias De Lana
Maximillian Bremenkamp Dias
Mericley Gonçalves Moreira
Midian Marques Rodrigues
Murilo Meirelles Borges
Mylena Barreto De Morais
Natasha Janaína De Oliveira Silva
Nina Negri Abranches
Nívea Naves Queiroz Buffon
Pedro Henrique Vieira Porto
Pedro Lucas Rodrigues Gomes
Pedro Miguel Santos Honorato
Pedro Peterle Falbo
Pétala Regina Lucas De Oliveira
Priscila Giacomin Estacio
Rafael Magalhães Aragão
Ramon Bettine Bandeira
Ramon Teodoro Do Prado
Randall Guedes Teixeira
Raphael Secchin De Andrade
Raylla Duarte Ferreira
Raynara Souza Do Nascimento
Rayssa Souza Silva
Regiane Marcelino Das Flores
Renata Rios Louzada
Renata Rios Venancio Severo
Renzo Simões Silva
Rhayka Duarte Ferreira
Rikiciely Dos Santos Pereira
Robson Leone Evangelista
Rodolpho Gomes Degen
Roger Broetto Rocha
Samille Gomes Silva
Samilly Carvalho Silva
Samuel Meireles De Freitas
Sávio Cesar Heringer De Moraes
Tainá Nascimento Barreto
Telmo Paes Barreto Junior
Thaís Gouveia Vichelo
Thaizy Carlos Nossa
Thamily Silva Nogueira
Thiago Bonaparte Louback
Warleison Da Silva Krause
Wellington Martins Borges
Wesley Spalenza
Wesllen Hammet Rupf Ferreira
Yago Gonçalves Borges

APRESENTAÇÕES ORAIS DE TRABALHOS NO AUDITÓRIO

Essas apresentações são sobre alguns trabalhos realizados por alunos do Curso de Física. Para assistir não será necessário inscrição específica. Nas apresentações de banners será possível ver outros trabalhos realizados tanto por alunos do curso como por participantes externos.


15:30 -
Indo além da sala de aula: Professor Empreendedor

Maik Lebarck Caliari (Mestre em Ensino de Física)

Resumo:Tanto na educação pública quanto na privada, o professor irá se deparar com o desinteresse dos alunos em algum momento. Como consequência do formato de ensino tradicional, que não dialoga com as novas gerações, temos índices de abandono e reprovação somados de 14,8% no ensino médio. Tal situação é corriqueira e eu a vivenciei durante minhas aulas de Física.A fim de mudar esta relação, produzi uma dissertação de mestrado no IFES Cariacica sobre abordagens lúdicas com o uso de jogos de tabuleiro. Reunindo minha experiência com gamificação e teoria de jogos para educação com o hobby de jogos de mesa, a dissertação culminou na produção de dois jogos de física que foram testados em sala de aula. Nas pesquisas foram medidos o conhecimento retido, o reconhecimento de palavras-chave e indícios de aprendizado. Os resultados foram promissores, com ótima aceitação dos alunos. No final do mestrado, a vontade de levar tais produtos à frente se manteve e, com o apoio de órgãos voltados ao empreendedorismo como a Fapes e SEBRAE, percebi que um professor pode empreender.Durante reunião com o FindesLAB, a equipe aconselhou dar entrada no edital do Programa Centelha-ES, onde as propostas escolhidas receberiam apoio financeiro. Ser selecionado foi um divisor de águas, pois foi através deste auxílio que um dos jogos de tabuleiro do mestrado tornou-se um produto finalizado e, atualmente, à venda. Foi nesse momento, também, que a empresa foi aberta.A vontade de trazer inovação e qualidade às redes de ensino, trazendo instrumentos lúdicos que incluam novas tecnologias para a sala de aula, foi o gatilho para a criação da empresa. Além de ser um mercado em plena expansão, é importante que os professores tenham ferramentas que dialoguem com essas novas gerações e que estejam inseridas na BNCC. Sendo assim, produtos feitos de professor para professor, pode melhorar a educação, reduzindo taxas de reprovação e desistência, bem como formar cidadãos mais dignos, favorecendo a longo prazo remuneração, carreira, senso de comunidade e outros valores que uma educação de qualidade consegue proporcionar.


16:00 -
Ensino de Física e Astronomia com o uso de Realidade Aumentada

Alerf de Paula Dornel (Licenciado e Mestrando em Ensino de Física)

Resumo: Atualmente, as mudanças nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) têm ocorrido num ritmo tão acelerado, que se faz necessário uma atualização constante. A tecnologia da Realidade Aumentada, permite que o mundo virtual gerado por programas de computador seja misturado ao real, possibilitando maior interação com o fenômeno e para isso é usado o software Unity. Este trabalho tem como objetivo desenvolver produtos educacionais baseados na tecnologia de Realidade Aumentada, na educação formal e não formal de Astronomia e Física, como uma forma de melhorar a educação e divulgação científica em geral. Os temas centrados na Astronomia tornam as atividades mais atrativas pois são adaptáveis às tecnologias da Realidade Aumentada e despertam grande interesse das pessoas. Diversos trabalhos já foram feitos aplicando-se essa tecnologia no estudo da Astronomia do Sistema Solar, dos eclipses solar e lunar, da óptica geométrica e na História da Teoria da Relatividade Geral. As intervenções realizadas em salas de aula e na Praça da Ciência, com os estudantes visualizando as Realidades Aumentadas usando celulares e tablets, apresentaram resultados promissores em relação ao engajamento e interesse.


16:30 -
A Quebra Espontânea de Simetria no Modelo Eletrofraco

Hellen Kassia de Oliveira Costa (Licenciada e Bacharel em Física)

Resumo: Durante a graduação aprendemos diversos fenômenos físicos que são explicados através da simetria como, as equações de movimento, as energias, o momento linear e o momento angular, entre outros. Contudo a quebra de simetria também pode trazer resultados significativos para a física.Nesta apresentação será abordado como os estados dos sistemas simétricos podem não ser invariantes perante transformações. Logo, a Quebra Espontânea de Simetria se torna o ponto de partida para explicar fenômenos como a criação de massa dos bósons do modelo Eletrofraco.


17:00 -
Experimentos de Física com Arduino

Marcelo Miranda Velten (Licenciado e Mestrando em Ensino de Física)

Resumo: Pensando em maneiras de abranger um caráter profundo nas práticas experimentais e ao mesmo tempo manter as atividades prazerosas para os estudantes foram desenvolvidas oito atividades experimentais com o uso de Arduino. O Arduino é uma plataforma de prototipagem baseada em eletrônica embarcada que permite criação e programação destes experimentos de maneira rápida e relativamente fácil. Foram desenvolvidos, prototipados, roteirizados e testados os seguintes experimentos: um termômetro digital, para trabalhar os conceitos de calor, temperatura, sensibilidade térmica e conversão de escalas termométricas, para este experimento foram usados elementos simples como um resistor NTC e um convencional; um luxímetro digital para trabalhar o conceito de intensidade luminosa bem como a sua importância, principalmente nos ambientes de trabalho; a montagem de um sensor de cores, para discutir o que é cor e quais são os limites da Física e da tecnologia para estudar este conceito; foi desenvolvido também um tutorial sobre controle automático usando o Arduino e a partir deste um experimento de controle de luminosidade (ou o Abajur inteligente) capaz de usar o luxímetro em conjunto com circuitos acionadores para controlar o brilho de uma lâmpada incandescente mantendo-o em um valor predeterminado; foi desenvolvidoum pequeno inversor de frequência modulado por largura de pulso para trabalhar corrente elétrica continua e alternada; e por fim foi desenvolvido um robô seguidor de trilha. Além dos experimentos e respectivos roteiros, foi escrito um capítulo de uma apostila para Arduino, focando na parte de eletrônica e contendo uma introdução que discute a importância da eletrônica no mundo moderno, os conceitos de tensão e correntes elétricas (continuas, constantes, em forma de ondae alternadas), fontes de tensão, fontes de corrente, o fio terra, e fontes de corrente, o conceito de resistência, os resistores, a Lei de Ohm, as unidades de medida usadas em eletrônica e os prefixos de unidade mais interessantes, potência e energia, associação de resistores em série, paralelo e mista, materiais elétricos, condutores, isolantes e semicondutores, diodos, e led, para que servem e como ligá-los, transistores bipolares de junção do tipo NPN, para que servem, modos de operação e como ligá-los, drivers para motores em corrente continua, representação logica em eletrônica digital (verdadeiro, falso e zona proibida), representação da informação na eletrônica digital e o conversor AD. Além desde conteúdo o capítulo possui um total de quinze exemplos e quatorze exercícios de fixação e um apêndice com um tutorial desenhado do uso do multímetro.


17:30 - A dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos associada ao Teatro do

Oprimido no ensino de eletricidade: um relato de experiência.

Harley Lucas Gonçalves(Licenciado, Bacharele Mestrando em Ensino de Física)


 No dia 28/09/2022, quarta-feira, teremos duas atividades paralelas das 15:30 às 18 horas. Uma delas, A OFICINA MASTERCLASS: TRABALHANDO COMO OS FÍSICOS DO CERN, terá vagas limitadas a 40 inscritos e assim os interessados mandem um email para luizbuffon@gmail.com com o título OFICINA MASTERCLASS para eu cadastrar o seu nome numa lista. Após passar dos 40 inscritos farei uma lista de espera caso alguém desista dessa oficina. A outra atividade paralela serão as apresentações orais no auditório e será aberta a todos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página