Página inicial > Notícias > Abertas as inscrições para o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Publicado: Terça, 26 de Março de 2019, 12h53 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2019, 17h26

Estão abertas inscrições para formação de cadastro de Reserva a o PIBID.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Cariacica, divulgou nesta segunda-feira (25/03) o edital para processo seletivo para o Programa PIBID. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, é exclusivo para estudantes do curso de Licenciatura em  Física do campus Cariacica. Quando selecionados, os candidatos poderão, posteriormente, ter direito a uma bolsa da Capes no valor de R$ 400,00.

As inscrições deverão ser realizadas na sala da Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação e Extensão do Ifes campus Cariacica das 12h às 18h até o dia 01/04/2019. Fique atento aos documentos necessários para inscrição!

Os candidatos com dúvidas, poderão entrar em contato com a Coordenadoria de Licenciatura em Física pelo telefone (27) 3246-1626.

Para acessar o edital completo do Programa PIBID, clique aqui.

Para acessar o modelo de carta de intenção, clique aqui.

Para acessar o modelo de quadro de disponibilidade, clique aqui.

O que é o PIBID?

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Quais as atividades desenvolvidas pelos licenciandos?

Os discentes terão encontros semanais na escola de educação básica para planejamento e execução das atividades de ensino e também um encontro semanal no IFES também para planejamento, estudo de temas de ensino de física e orientação das intervenções que serão realizadas nas escolas. Para estas atividades os licenciandos deverão ter disponíveis em torno de 10h semanais.