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VI Escola Brasileira de Ensino de Física

Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 17h13 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 08h44

Índice de Artigos

VI Escola Brasileira de Ensino de Física - 19 a 23 de agosto de 2019 - VI EBEF - Cariacica - ES

 

A Escola Brasileira de Ensino de Física, em sua sexta edição, é um evento destinado preferencialmente a professores docentes de cursos de mestrados profissionais em ensino de Física, prioritariamente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

O evento é também aberto a inscrições de alunos que estão cursando mestrados na área de Ensino de Física, bem como demais pesquisadores da área de ensino de física, professores de física e alunos de Licenciatura em Física.

O objetivo central é divulgar, compartilhar e debater novas metodologias e possíveis linhas de atuação na área de ensino de Física. A essência do evento é a formação de professores com foco para as áreas de História da Física, Física Moderna e Contemporânea, Metodologias Ativas e Teorias de Aprendizagens.

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Inscrição

 

Inscrição e login (Pagamento, submissão de trabalho, recibo da taxa de inscrição, etc...)

https://sec.sbfisica.org.br/eventos/extras/viebef/sys/

Prazo de Inscrição: 05/07/2019

 

Valor da Inscrição:

Professores e alunos de mestrado: R$ 70,00 (Setenta Reais)

Alunos de graduação: R$ 50,00 (Cinquenta Reais)

 

O pagamento da inscrição deverá ser feito impreterivelmente até o dia 10 de julho.

O público máximo do evento é 290 pessoas. A confirmação/validação das inscrições será feitas baseando-se na seguinte lista de prioridade conforme os objetivos do evento:

1. Docentes do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)

2. Alunos e Ex-alunos do MNPEF com trabalho para apresentar

3. Alunos e Ex-alunos do MNPEF

4. Professores de Física

5. Alunos de Graduação

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Submissão de resumo e Apresentação de banners

 

APRESENTAÇÕES DE BANNERS - SEGUNDA-FEIRA - (19-08)

 APRESENTAÇÕES DE BANNERS - QUINTA-FEIRA - (22-08)

 

Novas Datas!

 

O evento terá apresentação de pôsteres. A submissão de trabalho está disponível até 17/06/2019 às 23h59 no site de Inscrição (https://sec.sbfisica.org.br/eventos/extras/viebef/sys/). Uma vez feito o login, a submissão pode ser feita seguindo o link "Submissão de resumos" e em seguida o link "Click here to submit a new Abstract". Precisa-se preencher os dados e fazer upload do resumo em formato pdf. Para o resumo seguir o arquivo modelo de resumo, disponível neste link.

 

Cronograma referente a trabalhos:

 

Submissão de trabalho: até 17/06/2019 às 23h59

Parecer sobre os resumos: até 24/06/2019

Recursos sobre o parecer: até 05/07/2019 às 23h59

Resultado final dos resumos: até 08/07/2019

 

Informações sobre a apresentação de Banners:

Não há um formato padrão para os Banners, mas ele precisam ter um cordão para serem pendurados. O tamanho máximo é de 1 metro de largura por 1,30 de altura.

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Datas Importantes

 

Novas Datas!

 

Prazo para inscrições: 05/07/2019 às 23h59

Prazo para pagamento da inscrições: 10/07/2019 às 23h59

Submissão de trabalho: até 17/06/2019 às 23h59

Parecer sobre os resumos: até 24/06/2019

Recursos sobre o parecer: até 05/07/2019 às 23h59

Resultado final dos resumos: até 08/07/2019

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Programação

 

A programação da VI EBEF consiste de três minicursos abordando aprendizagem e ensino de Física, gênese da Física Moderna e aprendizagem ativa, de quatro palestras abordando a matemática no Ensino de Física, o método de ensino SCALE-UP, o Eclipse Solar de Sobral de 1919 e o modelo padrão da partículas elementares, uma mesa redonda abordando o tema dos desafios do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, duas sessões de pôsteres e duas reuniões restritas a docentes e CPG do MNPEF para discussões. No pátio do campus, em paralelo ao evento, haverá uma exposição sobre os 100 anos de Sobral apresentada pelo grupo de Ensino de Física da UFES. Os minicursos têm duração de quatro horas e meia.

 

 tabela6 

 

 

MINICURSOS

 

I - MINICURSO 1: Teorias de Aprendizagem e Implicações para o Ensino da Física

Dr. Marco Antônio Moreira (UFRGS – RS)

Resumo:Inicialmente, serão feitas breves apresentações de teorias comportamentalistas (Wundt, Watson, Thorndike e Skinner). A seguir, serão abordadas várias teorias cognitivistas construtivistas (Piaget, Bruner, Vygotsky, Vergnaud, Ausubel e Johnson-Laird). Em prosseguimento, serão descritas algumas teorias humanistas (Rogers, Kelly, Novak, Gowin, Freire e Moreira). Ao término da breve descrição de cada uma dessas teorias serão feitas alusões a implicações para o ensino da Física. Ao final, será construído um quadro comparativo, destacando conceitos básicos, ideias centrais e retomando interfaces entre teorias de aprendizagem e ensino de Física, muitas das quais, na prática, são ignoradas na cultura contemporânea do ensino para a testagem.

 

II - MINICURSO 2: A Inserção de Episódios Históricos no MNPEF. Dois Exemplos: A Gênese da Teoria Quântica e da Teoria da Relatividade.

Dr. Nelson Studart Filho (UFABC-SP)

Resumo:Há evidências de que aspectos da história da física contribuem para que os alunos aprendam o conteúdo físico e a natureza da ciência, promovendo a compreensão mais profunda dos conceitos científicos e discussão de concepções alternativas que são semelhantes às de físicos do passado. Uma das estratégias de uso da história na sala de aula consiste em tratar episódios históricos, ao invés de uma abordagem ampla e superficial, como feito em disciplinas do tipo “evolução dos conceitos da física”. Essa é a proposta de “Marcos do desenvolvimento da física”, disciplina obrigatória do currículo do MNPEF. Neste minicurso, uma discussão acerca do uso dessa metodologia na disciplina de Marcos será feita, seguida da abordagem histórica de dois episódios: as origens da teoria quântica e da relatividade restrita.

 

III - MINICURSO 3: Metodologias ativas como um desafio no Ensino da Física.

Dra. Iramaia Jorge Cabral de Paulo (UFMT – MT)

Resumo: A aprendizagem é um desafio pessoal, potencializada pela interação social, entre pares, esse é o fundamento basilar de Lev Vygotsky, Paulo Freire, D.B.Gowin, M. Moreira, referenciais importantes da aprendizagem. Nessa perspectiva, a aprendizagem é construída por meio de negociações com pares, ativamente. Metodologias ativas, portanto, não são novidade. Entretanto, particularmente nas aulas de Física, tende-se a reproduzir a histórica experiência de aulas antidialógicas - não por falta de iniciativa docente, mas pelo desconhecimento de metodologias ativas e as dificuldades inerentes a sua implementação. No presente minicurso apresentaremos alguns métodos ativos de ensino, com exemplos de aplicação, tais como Peer Instruction, Sala de aula invertida, Aprendizagem baseada em problemas, o Método do caso e Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), além de discutir possibilidades de implementação dessas metodologias em diferentes contextos.

 

CONFERÊNCIAS

 

I - CONFERÊNCIA 1: A Matemática no Ensino de Física

Dr. Maurício Pietrocolla Pinto de Oliveira (USP – SP)

Resumo: Estudantes usualmente consideram as equações matemáticas como meras fórmulas, sem perceber que elas estão relacionadas a um modelo físico particular. Além disso, muitos professores têm a concepção ingênua que a matemática é somente uma ferramenta do método empírico-indutivo. Entretanto, como linguagem da física, a matemática é uma expressão do seu pensamento e não apenas um instrumento de comunicação. Na construção de modelos físicos, a matemática organiza as ideias sobre o mundo físico, e empresta sua própria estrutura ao pensamento científico. O presente trabalho discute alguns aspectos da matematização na construção do conhecimento físico e suas implicações para o ensino/aprendizagem.

 

II - CONFERÊNCIA 2: "É mesmo possível abrir mão de aulas expositivas? A experiência SCALE-UP no IFUSP"

Dra. Carmen Pimentel Cintra do Prado (USP – SP)

Resumo: Nessa palestra iremos apresentar de discutir os resultados (dificuldades e conquistas) de uma experiência de aprendizagem ativa implantada a partir de 2014 nas disciplinas de física 1 e 2 dos cursos de bacharelado em física, astronomia, geofísica e meteorologia (diurno e noturno) da Universidade de São Paulo, campus capital. A experiência adaptou à realidade brasileira um protocolo conhecido como SCALE-UP, que combina diversas propostas como aula invertida, educação por pares, clickers, experimentos e simulação numérica, entre outros, com uma mudança e modernização do conteúdo das físicas básicas do primeiro ano. Os resultados depois de 5 anos, são promissores, com um aumento na taxa de aprovação sem que tenha sido possível detectar alteração no desempenho dos alunos em física 3. Pretendemos ainda discutir dificuldades concretas, como garantir que os alunos estudem antes, resistência do próprio corpo docente do IFUSP, particularidades do trabalho em equipe, entre outros.

 

III - CONFERÊNCIA 3: Os 100 Anos de Sobral

Dr. Laercio Evandro Ferracioli da Silva (UFES – ES)

*O Eclipse Solar de Sobral, a Divulgação Científica e o Ensino da Física*
No mesmo ano em que pública o artigo com os fundamentos da Teoria da Relatividade Geral (1916), Einstein finaliza seu livro de divulgação científica sobre esse tema que é publicado na língua inglesa em 1920 - Relativity: The Special and the General Theory – A Popular Exposition. A proposta de Einstein, cioso da complexidade de sua teoria, era promover o entendimento de suas ideias ao público em geral. A partir dessa fato, são analisados algumas obras que seguiram a proposta de Einstein, são abordados dificuldades e oportunidades sobre a divulgação científica da Física e, finalmente, analisadas possíveis articulações com o Ensino de Física.

 

 

IV - CONFERÊNCIA 4: Espectroscopia Hadrônica: Álgebra Linear, Mecânica Quântica e as Partículas Elementares

Dr. Wesley Spalenza (Ifes – Cariacica)

A física de partículas elementares foi construída por muitas mãos, se apropriando de conceitos da natureza que foram comprovados experimentalmente e teoricamente ao longo da história da humanidade. A comprovação teórica perpassou pelo desenvolvimento de novas técnicas matemáticas como, a álgebra linear, que é até hoje o objeto principal da fundamentação da teoria da mecânica quântica. Esta fundamentação também foi necessária para descrever não só a física atômica e molecular, mas também a física nuclear e as classificação das partículas subatômicas. O maior avanço teórico se deu com o aparecimento e introdução das teorias de grupos, atendendo as demandas e expectativas da montagem deste enorme quebra-cabeça que talvez nunca termine, pois cada vez mais, novas partículas tem se mostrado nos experimentos de grandes aceleradores ao longo do planeta.

 

 

 

MESA REDONDA "DESAFIOS FUTUROS DO MNPEF"

 

A mesa redonda será um espaço de discussão para compartilhar experiências e discutir desafios do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

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Palestrantes

 

1) Dr. Marco Antônio Moreira (UFRGS – RS)

Marco Antônio Moreira é Licenciado em Física (1965) e Mestre em Física (1972) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil e Doutor em Ensino de Ciências (1977) pela Cornell University/USA. Foi professor do Instituto de Física da UFRGS de 1967 a 2012, quando se aposentou como Professor Titular. Em 2014 recebeu o Título de Professor Emérito. Foi docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física desse Instituto de 2002 a 2013. É professor colaborador da Universidade de Burgos/Espanha desde 1998. Integrou, como Secretário de Ensino, a Diretoria da Sociedade Brasileira de Física em 1973 e 1974. Participou da Comissão de Educação da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP) de 1975 a 1987. Foi Professor Visitante na Cornell University de 1986 a 1988. Integrou o Comitê de Educação do CNPq de 1993 a 1995 e de 1999 a 2001. Foi membro da Comissão de Especialistas em Ensino de Física da SESu/MEC de 1996 a 1999, presidindo-a em 1998 e 1999. Foi pesquisador 1A do CNPq, na Área de Educação, de 1989 a 2014. Presidiu a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) de 1997 a 2001. Foi Representante da Área de Ensino de Ciências e Matemática na CAPES de 2000 a 2007. Suas áreas de interesse são o ensino de ciências e a pesquisa em ensino de ciências, particularmente física. Dedica-se também a teorias de aprendizagem, especialmente a da aprendizagem significativa. Além disso, atua em filosofia da ciência, metodologia da pesquisa em educação e metodologia do ensino superior. Foi editor da Revista Brasileira de Ensino de Física de 1989 a 1993, da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências de 2001 a 2005, da revista Experiências em Ensino de Ciências de 2007 a 2011 e do periódico Investigações em Ensino de Ciências desde 1996 a 2014. É editor da revista Aprendizagem Significativa em Revista desde 2011. Já publicou 263 artigos em periódicos, 137 trabalhos completos em anais de congressos, 56 livros e 7 capítulos de livros. Orientou 54 dissertações de mestrado e 48 teses de doutorado, co-orientou 6 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado. É coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/PROFIS) desde 2013. Pesquisador Sênior do CNPq desde 2015.

link para a página do professor M. A. Moreira

 

2) Dr. Nelson Studart Filho (UFABC-SP)

Nelson Studart Filho possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (1972), mestrado em Física pela Universidade de Brasília (1974) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1979). Cumpriu estágio de pós­ doutorado na Universidade Harvard (1980-1982). Foi professor colaborador da UnB (1972- 1974) e Professor Visitante da UFPE (1977). Ingressou como docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 1975, onde foi coordenador dos Cursos de Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física e fundador/coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física. Apoiou a formação do Programa de Educação Tutorial (PET) do MEC, criando e coordenando, por anos, o primeiro grupo PET-Física da UFSCar. Foi também fundador e coordenador do Programa de Pós­ Graduação em Ensino de Ciências Exatas do Centro de Ciências e de Tecnologia da UFSCar . Alcançou o cargo, por concurso, de Professor Titular pelo Departamento de Física e, atualmente, é Professor Sênior da Universidade Federal de São Carlos e Professor Visitante Nacional Sênior da Universidade Federal do ABC. Na área de pesquisa em Física, realiza investigações em Física da Matéria Condensada (FMC) com ênfase no estudo das propriedades ópticas e de transporte de sistemas eletrônicos em nanoestruturas semicondutoras e em elétrons superficiais sobre substratos criogênicos. Atento à popularização da Ciência, vincula esse expertise em FMC às atividades de coordenador do Grupo Teórico do DISSE - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanodispositivos Semicondutores e participa do seu Comitê Gestor, responsável pela transferência de conhecimento para a sociedade. Na área de ensino de Física, realiza pesquisa translacional em que resultados da pesquisa acadêmica são aplicados no ambiente escolar, em especial em sala de aula, com a participação de pesquisadores e professores-alunos da pós-graduação. São investigadas as novas tecnologias digitais e metodologias ativas com o interesse atual na aprendizagem baseada em games e processos de gamificação no ensino de Física. Atua diretamente em programas de formação continuada de professores de Ciências apresentando oficinas, minicursos e palestras sobre Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Ciências. Participou de vários processos de avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático, na qualidade de coordenador de área, coordenador adjunto e avaliador. Atuou, ainda, como editor da Revista Brasileira de Ensino de Física (2000-2009). Foi fundador e é atual Editor da revista A Física na Escola e fundador/editor do Portal PION de Divulgação e Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Tem atuado como consultor e membro de comitês técnicos do INEP, CNPq, CAPES, FAPESP e Secretaria da Educação Básica. Foi membro do Comitê Assessor do CNPq na área de Divulgação Científica. Atualmente é Vice-coordenador da Comissão Nacional de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (PROFIS-MNPEF) da SBF em parceria com a CAPES.

link para a página do professor Nelson Studart

 

3) Dra. Iramaia Jorge Cabral de Paulo (UFMT - MT)

A Professora Iramaia J. C. de Paulo possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Física (UFMT-1985), Licenciatura em Física (UFMT-1994), Mestrado em Educação com ênfase em Ensino de Física (UFMT-1997) e Doutorado em Ensino de Ciências com ênfase em Ensino de Física Contemporânea (2006) pela Universidad de Burgos (Espanha, 2006). Realizou estágio pós-doutoral em Modelagem de Sistemas Complexos pela Université Libre de Bruxelles (Bélgica, 2013), participando do grupo de pesquisa fundado pelo Professor Ilya Prigogine. É Professora Associada do Instituto de Física da UFMT. Foi fundadora e coordenadora do Programa de Pós­ Graduação em Ensino de Ciências Naturais (UFMT, 2010-2013). É editora da revista Experiências em Ensino de Ciências (EENCI), desde 2011 e Diretora do Instituto de Física da UFMT. Suas áreas de interesse são Teoria da Complexidade Aplicada a Física Ambiental e Pesquisa em Ensino de Física. Dedica-se também a teorias de aprendizagem, especialmente a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Credenciada nos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais – Mestrado profissional (UFMT), Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) e Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (mestrado e doutorado. Coordena o Grupo de Pesquisa em Sistemas Ambientais Complexos atuando nas linhas de pesquisa: Análise e Modelagem de Processos Ambientais Complexos e Análise e Modelagem de Processos Ecofisiológicos.  Participa desde 2014 da Comissão de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/PROFIS) onde atualmente é vice-coordenadora.

Alguns links para saber mais: lattes

 

4) Dr. José Abdalla Hellayel-Neto (CBPF-RJ)

Possui Graduação (BSc, 1975) e Mestrado (MSc, 1978) em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Magister Philosophiae em Física (MPh) pela International School for Advanced Studies in Trieste (1981) e PhD em Física, também pela International School for Advanced Studies in Trieste (1983), onde realizou seus estudos formativos no Grupo do Prof. Abdus Salam, sob a orientação do Prof. J. J. Strathdee. Complementou a sua qualificação através de estágios de Pós-Doutoramento no Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics (ICTP), na International School for Advanced Studies in Trieste (SISSA), na Università degli Studi di Trieste e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI). Paralelamente à sua formação em Física, realizou seus estudos musicais de violino entre 1965 e 1976. Atualmente, é Pesquisador Titular III, alocado na Coordenação de Astrofísica, Cosmologia e Interações Fundamentais, COSMO, do CBPF. É Membro Efetivo e Coordenador Científico do Grupo de Física Teórica José Leite Lopes (GFT - JLL), colaborando como voluntário também na Coordenação Científica da Aprendanet-Petrópolis. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas Elementares e Campos, concentrando-se principalmente nos tópicos: Teorias de Yang-Mills, Física das Interações Fundamentais, Supersimetria e Supergravidade. No CBPF, concentra grande parte de seu tempo nas atividades de ensino e formação, ministrando cursos e orientando estudantes de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação da Instituição e graduandos em Programa de Iniciação Científica no CBPF. O pesquisador dedica também parte de seu tempo à pesquisa e ao ensino na área da Educação, com foco na Educação em Periferias Urbanas, trabalhando em projetos de ensino, pesquisa e extensão que focalizam a Educação para Ciência, a Divulgação Científica, a Orientação Vocacional e o Ensino em Cursos de Pré-Vestibular Sociais voltados para as classes populares. No Núcleo de Petrópolis, que co-fundou em 1994, ensina as disciplinas de Física, Matemática, Introdução à Física Contemporânea e Ciência-Cultura-Cidadania.

link para o Lattes do professor José Abdalla Hellayel-Neto

 

5) Dr. Laercio Evandro Ferracioli da Silva (UFES – ES)

Professor Titular e atual Diretor do Departamento de Inovação e Divulgação da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo; Representante da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência no CONCITEC-ES, Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo; Professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional da UFES, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Membro do Comitê de Assessoramento Divulgação Científica DV/DC do CNPq. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional da UFES de 2011-2015, Membro da Comissão Nacional de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física 2012-2013, Professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES de 2010-2016; Coordenador da área de concentração Pesquisa em Ensino de Física do Programa de Pós-Graduação em Física da UFES de 1998-2010; Membro da Comissão de Área Pesquisa em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física - 2010-2012; Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Física da UFES - 2007-2008 e Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Física Modalidade à Distância de 2015-2017. Foi Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Física - 1987-88 e Membro do Comitê Organizador da 46a Reunião Anual da SBPC realizada em Julho de 1994 em Vitória, ES. Em 2008-09 foi Coordenador Geral do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física realizado na UFES, Vitória, ES, janeiro de 2009 sob a temática Formação Continuada de Professores em Serviço: Educação de Qualidade para uma Sociedade da Aprendizagem. Foi Representante da Regional América do Sul da International Organization for Science and Technology Education IOSTE de 2002 a 2006 e Vice-Presidente de 2006-2008. Em 2009 foi Curador da Tenda Oi Futuro Jogos e Entretenimento Digital Interativo realizada durante o SBGames 2009 promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. Desenvolve investigação sobre abordagens inovadoras no ensino e na aprendizagem em espaços formais e não-formais de educação em ciências com enfoque em práticas educacionais inclusivas e formação de professores. A comunicação e divulgação da ciência para inclusão cultural

Alguns links para saber mais sobre o professor do Ives Solano Araujo: lattes e artigos no google acadêmico

 

6) Dr. Maurício Pietrocolla Pinto de Oliveira (USP – SP)

Maurício Pietrocolla é licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1984) e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1988). Realizou seu doutoramento em Epistemologia e História da ciência na Universidade de Paris VII (1992). Iniciou a carreira docente como professor de Física em Escolas de nível médio (1984-1988). Fez Livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo intitulada: Reflexões Histórico-Epistemológicas e o Ensino das Ciências (2004). Foi professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (1993-2002). Foi secretário de Educação na Sociedade Brasileira de Física por duas gestões (1999-2001 e 2001-2003). Foi membro do International Comission on Physics Education (2002- 2005). Na gestão seguinte tornou-se vice-presidência (2005-2008). O pesquisador tem participado da organização de diversos eventos, nacionais e internacionais, de pesquisa em ensino de ciências. Foi membro correspondente internacional da equipe RESHEIS (Recherches Epistémologiques et Historiques sur les Sciences Exactes et Instituitions scientifiques). Foi Distinguished Visiting Fellow no programa Advanced Research Collaborative e no Urban Education Program da City University of New York em 2013-2014. É atualmente professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisa sobre Desenvolvimento de estratégias inovadoras no Ensino de Ciências e Formação de professores.

link para a página do professor Maurício Pietrocolla Pinto de Oliveira no google acadêmico

 

7) Dra. Carmen Pimentel Cintra do Prado (USP – SP)

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1976), mestre em Física pela Universidade de São Paulo (1979), doutorado ciências (Física) pela Universidade de São Paulo (1985), livre docência pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, no departamento de Física Geral. Tem experiência na área de Física teórica e computacional, com ênfase em Física Estatística, Caos, Sistemas Dinâmicos e Simulação Numérica, atuando principalmente nos seguintes temas: caos em sistemas dissipativos, fractais, criticalidade auto-organizada, dinâmica de terremotos, modelagem de sistemas complexos em biologia e sociologia. Como atividade complementar, participa, desde 2014, da implantação de metodologias ativas de ensino em disciplinas do ciclo básico do IFUSP e da coordenação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física voltada à formação de professores de física do ensino fundamental e médio.

link para o Lattes da professora Carmen Pimentel Cintra do Prado

 

8) Dr. Wesley Spalenza (IFES – Cariacica – ES)

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), Doutorado em Física Teórica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CNPq) (2004), Pós-doutorado na Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzate SISSA (CNPq) (2005), Pós-doutorado na Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzate SISSA-ICTP (CNPq) (2006), Pós-Doutorado na Universidade Federal do Espírito Santo (CNPq) (2007). Atualmente é Professor e Pesquisador do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Cariacica, ES, Brasil. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando especificamente nos seguintes temas: Teorias de "Gauge", Teorias Topológicas, Potencial Efetivo, Violação de CPT e Lorentz, Gravitação e Ensino de Física. Coordena o Projeto Pré-Enem comunitário (PEC) IFES, Campus Cariacica.

link para o Lattes do professor Wesley Spalenza

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Como chegar?

 

O encontro será realizado no campus Cariacica do IFES que encontra-se no bairro Itacibá em Cariacica. As palestras acontecem no auditório que encontra-se logo na entrada principal do segundo prédio, do lado esquerdo. Segue abaixo um link para a localização do campus no google maps:

 

Deslocamentos de ônibus na Grande Vitória

Ônibus para o IFES - Cariacica
A Grande Vitória não tem metrô ou trem e o transporte é feito por ônibus que ligam uma série de terminais. Estando dentro do terminal a troca de ônibus é feita sem pagar nova passagem. O Instituto Federal de Cariacica fica exatamente em frente ao Terminal de ônibus de Itacibá. As linhas abaixo são as principais que entram dentro desse terminal e circulam pela região central da região metropolitana ligando os terminais:
500 - T. VILA VELHA / T. ITACIBÁ VIA 3ª PONTE
502 - T.LARANJEIRAS / T.ITACIBÁ VIA T.S.TORQUATO E T.J.AMÉRICA
504 - T. JACARAIPE / T. ITACIBÁ VIA RETA DA PENHA
505 - T. LARANJEIRAS / T. ITACIBÁ VIA CAMBURI/BEIRA MAR
506 - T. LARANJEIRAS / T. ITACIBÁ VIA MARUIPE/T. JARDIM AMÉRICA
512 - T. CARAPINA / T. ITACIBÁ VIA CAMBURI
525 - T. VILA VELHA / T. ITACIBÁ VIA LINDENBERG/T. IBES/T. JARDIM AMÉRICA
700 - T. CAMPO GRANDE / T. ITACIBÁ VIA CAMPO GRANDE

Ônibus que passam dentro do aeroporto
123 (Aeroporto – Boa Vista)
541 (Terminal Vila Velha, Terminal Carapina, via aeroporto)
539 (Terminal Carapina, Terminal Jardim América, via aeroporto), 

Ônibus que passam perto da Rodoviária de Vitória.
500 - T. VILA VELHA / T. ITACIBÁ VIA 3ª PONTE
502 - T.LARANJEIRAS / T.ITACIBÁ VIA T.S.TORQUATO E T.J.AMÉRICA
504 - T. JACARAIPE / T. ITACIBÁ VIA RETA DA PENHA
505 - T. LARANJEIRAS / T. ITACIBÁ VIA CAMBURI/BEIRA MAR
506 - T. LARANJEIRAS / T. ITACIBÁ VIA MARUIPE/T. JARDIM AMÉRICA
512 - T. CARAPINA / T. ITACIBÁ VIA CAMBURI


 

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Hospedagem

 

Sugestões de Hotéis

No Município de Cariacica onde fica o Campus do IFES não temos muitos hotéis. Assim, sugerimos hotéis em Vitória onde temos uma grande variedade de preços e fácil acesso de ônibus até o local do evento. Sugerimos, por exemplo, os bairros Enseada do Suá, Bento Ferreira, Jardim da Penha, Praia do Canto, Centro.
Segue alguns hotéis mais acessíveis, dentre outros, que podem ser encontrados nos sistemas de buscas (Booking, Expedia, Trivago, etc).
Sugestões de Hotéis: Ibis Budget, Sleep Inn, Go Inn, Aruan.

 

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Alimentação

 

Existem diversas opções para os participantes do evento almoçarem: Cantina no campus IFES Cariacica, restaurante Vitanutre (link para mapa e restaurante no supermercado Casa Grande (link para mapa)

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Grande Vitória - Informações Turísticas

 

A Grande Vitória é um local espetacular. Fotos e vídeos falam mais do que palavras:

 

Vitória Panorama1

Pôr do sol em Vitória (autor: Cleferson Comarela) disponível na wikipedia .

 

Vitória à noite (por Gustavo Martins):

 

Pontos Turísiticos de Vitória:

 

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Comitê organizador

 

Dr. Cleiton Kenup Piumbini (IFES-Cariacica)

Dr. Emmanuel Marcel Favre Nicolin (IFES-Cariacica)

Dr. Flavio Gimenez (UFES - Vitória)

Dr. Giuseppi Gava Camiletti (UFES - Vitória)

Dr. Jardel da Costa Brozeguini (IFES-Cariacica)

Dr. Luiz Otávio Buffon (IFES-Cariacica)

MSc. Marcelo Esteves de Andrade (Doutorando – UNICAMP e Professor do IFES-Cariacica)

Dr. Márcio de Souza Bolzan (IFES-Alegre)

MSc. Ramon Teodoro do Prado (Doutorando – UFRJ e Professor do IFES-Cariacica)

MSc. Robson Leone Evangelista (IFES-Cariacica)

Dr. Rodrigo Dias Pereira (UFES-São Mateus)

 

 

Comitê Científico

 

Dr. Nelson Studart (UFABC)

Dr. Marco Antônio Moreira (UFRGS)

Dr. Luiz Otávio Buffon (IFES-Cariacica)

Dr. Giuseppi Gava Camiletti (UFES - Vitória)

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Materiais Didáticos

 

Nesta página será compartilhado o material disponibilizado pelos palestrantes.

I - CONFERÊNCIA 1: A Matemática no Ensino de Física
Dr. Maurício Pietrocolla Pinto de Oliveira (USP-SP)

 

II - MINICURSO 2: A Inserção de Episódios Históricos no MNPEF. Dois Exemplos: A Gênese da Teoria Quântica e da Teoria da Relatividade.
Dr. Nelson Studart Filho (UFABC-SP)

 

Física Contemporânea no Ensino Médio através das Constantes Fundamentais e o Caminho Construtivo do Modelo-Padrão das Partículas Elementares.

(Material disponibilizado pelo Dr. José Abdalla Hellayel-Neto (CBPF-RJ) que por motivo de saúde não pode comparecer ao evento)

Resumo: O objetivo maior desta contribuição é permitir um entrosamento entre o conteúdo introdutório de questões da Física Contemporânea e o processo de construção do Modelo-Padrão da Física de Partículas, que se inicia com a formulação da Mecânica Quântica e se estende ao longo dos anos seguintes do Século XX, mais precisamente até o final dos anos '70.

A estratégia da apresentação baseia-se no estudo das constantes fundamentais da Física (a constante de gravitação de Newton, a velocidade da luz no vácuo, a carga elétrica fundamental, a constante de Planck e a constante de Boltzmann), mostrando como estas delimitam escalas bem-definidas de fenômenos e usando-as para introduzir os conceitos e as ideias que culminaram com a elaboração do Modelo-Padrão para as interações fundamentais. Será também dada ênfase especial aos ideais filosóficos subjacentes à construção do Modelo-Padrão, com o propósito de evidenciar a importância da Filosofia para a elaboração de uma grande teoria, como é o Modelo-Padrão da Física de Partículas

 

II - CONFERÊNCIA 2: "É mesmo possível abrir mão de aulas expositivas? A experiência SCALE-UP no IFUSP"

Dra. Carmen Pimentel Cintra do Prado (USP – SP)

 

IV - CONFERÊNCIA 4: Espectroscopia Hadrônica: Álgebra Linear, Mecânica Quântica e as Partículas Elementares

Dr. Wesley Spalenza (Ifes – Cariacica)

 

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Contato ou dúvidas

 

As dúvidas, perguntas sobre evento podem ser enviadas para o email buffon@ifes.edu.br  / viebef@ifes.edu.br

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Durante o evento da VI EBEF será realizado o Encontro Anual dos Coordenadores de Polos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

 

Metodologias ativas como um desafio no Ensino da Física .

APRESENTAÇÕES DE BANNERS - SEGUNDA-FEIRA - (19-08)

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